14 junho, 2012

Luas, elementos, aromas e o feminino!


A lua é sempre um fascínio, não? Misteriosa, linda...
Feminina por excelência, cíclica. Rege marés, ritmos, humores...
A um tempo atrás, andei pesquisando sobre a influência das luas e sua correspondência com os temperamentos e aromas, pois também está dentro do quaternário. 


Lua Nova:
Mistério. Fertilidade. Mudanças.


"A noite escura aguarda em silêncio; nutre desejos, aposta nos plantios, nos inícios. A verdade das vozes internas reverbera"
A Lua Nova é a dos seres e dos aromas que correspondem ao elemento AR - É a infância, e também o arquétipo da mulher-musa que alimenta a imaginação, misteriosa e encanta. Assim como o ar, não se revela.
Aromas cítricos, arbóreos e herbáceos.
(O período de três dias que antecedem a Lua Nova é conhecido como Lua Negra, e assim alguns denominam a própria Lua Nova de Lua Negra).


Lua Crescente:
Impulso. Competição. Concentração


"A noite ganha contornos, as formas de vida competem entre si porque todos querem a luz"
Esta é a face da lua semelhante ao elemento FOGO - É a adolescente e a mulher impetuosa, guerreira - está em busca de se conhecer. 
Aromas picantes e quentes, eufóricos.


Lua Cheia:
Intensidade. Revelação. Magnetismo


"A noite transborda em luz, a expansão está em grau máximo. Tudo se revela"
Esta é a noite ÁGUA - redonda, as emoções estão à flor da pele. É a maturidade e também a mulher grávida/mãe, intuitiva, sensível, amorosa. 
Sobretudo aromas florais, envolventes.


Lua Minguante:
Relaxamento. Cura. Introspecção.


"A noite vai dispersando, a mente descansa. Hora de dividir o que foi aprendido no ciclo, ponderar, sintetizar"
Elemento TERRA, a mulher sábia, a matriarca, a anciã. 
Aromas profundos, amadeirados, terrosos, doces, que se fixam.

Desde primórdios que é considerada 3 faces da lua, como 3 faces femininas: crescente, cheia e minguante/donzela, mãe e anciã. E a Lua Nova como lua-sombra, que permeia as 3 fases. Mas como a lua é uma só, somos os quatro aspectos e também a unidade.


)0(
Luz: O Sol e a Lua!
Curiosamente, não é para o sol que conseguimos olhar - mas sim para a lua, que é pelo astro-rei iluminada! É igualmente através da observação de ritmos, emoções e mudanças propriamente, que nos "ordenamos" na nossa natureza psíquica. 
As formas (como corpo, matéria, imagens) evidenciam o que está iluminado, no caso, a luz do Sol. Sem iluminação, não há reconhecimento.
Que sol é esse?
O sol interno, representando nosso eu essencial. O sol que sempre está associado a Deus, seu palácio ou filho de Deus em muitos simbolismos dentro das filosofias, poesias e religiões.
Semelhante a lua, nosso Eu está sempre refletido nas formas e no outro, é assim que nós conseguimos nos observar, nos ver - através do manifesto, do refletido!


O feminino (yin) na mulher e também no homem!
Comungar de nossa natureza, ritmos e ciclos... para evidência e compreensão, chaves da conscientização (luz), e consequente evolução.




Veja também:
)0(
CURRENT MOON

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...