17 maio, 2012

24 Dicas para eliminar o stress

Bons conselhos na web da rev. Claudia, apesar de que faltou incluir um "xerinho"...



Correr para o trabalho, engolir a comida, desdobrar-se em mil para dar conta dos prazos, da família e dos compromissos. Essa é a sua rotina? O resultado: cansaço, mau humor, tensão muscular e ansiedade. Esses são os sinais do stress. Ele surge quando somos confrontadas com alguma situação que exige adaptação e um gasto de energia muito grande. Em doses homeopáticas, o stress é positivo, pois nos leva à ação e potencializa a nossa capacidade para enfrentar um problema. Mas em excesso ele se torna um veneno, com reflexos em várias áreas: prejudica a memória, derruba a produtividade, atrapalha a sexualidade e acaba com a disposição.
O movimento Ame Sua Vida quer que você adote pequenas mudanças no estilo de vida e descubra como novas formas de levar a vida vão deixá-la mais leve e feliz.
1- Dar chance ao prazer
Você se sente cansada demais para sair num sábado à noite? Algo está errado. Por que aceitar apenas as tarefas obrigatórias e recusar a diversão? Mude de tática, chame os amigos e divirta-se!
2- Trocar a necessidade pelo desejo
Restrinja os relatórios profissionais aos horários de expediente. E tire da estante aquele romance que você quer tanto ler, mas nunca começa. A arte tem efeito mágico e pode até alterar sua percepção de tempo.
3- Descansar
Cansaço não se resolve com truque, e sim com repouso. É simples e prazeroso.
4- Desistir de ser superpoderosa
Respeite seus limites e não tente abraçar o mundo. Que poder é esse que deixa você exaurida no fim?
5- Perdoar e pedir perdão
Todo mundo erra, até você. Precisa dizer mais?
6- Negociar prazos
Não dá para recusar os pedidos do chefe. Mas é possível definir a ordem das tarefas e o tempo necessário para cumpri-las.
7- Respirar fundo
Inspire pelo nariz profundamente, sentindo o pulmão encher de ar. Conte até 10. Lentamente, solte o ar pela boca. Repita o processo até se sentir, literalmente, arejada.
8- Acionar seu filtro de proteção
Sua mente não é saco de lixo. Esvazie a caixa de e-mails, fuja de fofoca, mau agouro e conversa fiada...
9- Mudar o ritmo
Levante mais devagar, coma com mais calma, fale menos e mais baixo... e sinta o efeito.
10-Tirar férias mentais
Deixe os pensamentos viajarem por dois minutos para algum lugar que você ame. Recarregue as energias e volte renovada.
11- Escolher seu exercício predileto
Não adianta pagar academia e não ir! A melhor maneira de se livrar do stress é fazer o esporte de que você gosta. Bastam 30 minutos de exercícios para o corpo produzir o hormônio betaendorfina, que traz sensação de bem-estar, motivação e autoconfiança.
12- Pensar positivo
Mesmo que tenha grandes desafios pela frente, espere pelo melhor. E a chance de isso acontecer aumentará.
13- Meditar
Sozinha, num lugar calmo, sente-se com conforto, feche os olhos, respire. Os pensamentos surgirão. Encare-os como nuvens no céu. Sinta-se no azul, deixe-os chegar e passar, não se esforce para impedi-los nem se apegue a nenhum. Observe. Se entrar numa nuvem, saia dela. Comece com cinco minutos e tente chegar a 20 minutos por dia.
14- Relaxar e prestar atenção
Tensa demais? Feche os olhos, solte os ombros e as mandíbulas, encoste os pés no chão. Fique atenta à respiração.
15- Chorar
Alívio natural e orgânico contra nó na garganta e peito apertado.
16- Dançar
Não precisa matricular-se numa escola. Tire os sapatos, coloque seu som predileto. E solte-se.
17- Dar uma pausa de dez minutinhos
Leia uma revista, ligue para alguém querido, vá tomar um café com sua amiga. Crie uma pausa breve para se reanimar.
18- Melhorar já a alimentação
O banquete anti-stress inclui legumes, frutas, amêndoas, linhaça, rúcula, espinafre e manjericão. Ou seja, vitaminas do complexo B e C, além de cálcio e magnésio. É pura força na peruca!
19- Parar de correr atrás
Gandhi dizia que “a paz é o caminho”. Esqueça metas futuras. Construa sua paz, sua saúde e as boas relações todos os dias. E esse será o seu presente.
20- Fazer uma coisa de cada vez
Os budistas dizem que precisamos estar sempre ligados no presente. O negócio é tentar manter a concentração apenas naquilo que está fazendo e não gastar energia com o passado ou com o futuro.
21- Adotar um animal de estimação
Não há dia de cão que resista ao amor e ao carinho do seu bicho (mesmo que seja um gato!). Olhe nos olhos dele e verá. Mas lembre-se: esse é um compromisso para a vida toda do animal.
22- Estabelecer prioridades
Um bom jeito de abrir espaço em sua vida é decidir o que é importante e fazer primeiro as coisas que são realmente necessárias.
23- Dirigir o seu filme
Monte a sua agenda como um roteiro de cinema. Especifique cenas e personagens. Calcule o tempo de cada tomada. Vai ser um curta-metragem? Ok. Almeja uma longa obra-prima? Ótimo. Só não dá para fazer num único dia.
24- Rir da situação
E de si mesma Além de lidar melhor com as frustrações, você aprenderá a ser menos exigente. Não está achando graça nenhuma? Dê um passo para trás e veja suas trapalhadas de longe.
Consultores: ANA ALVAREZ, fonoaudióloga e doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da USP, MALY CARAN, herborista, MARILDA LIPP, especialista do Centro Psicológico do Controle de Stress (CPCS).

Fonte

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...