01 março, 2012

Números e Aromas do Amor ! (sugestões)

Neste post havia citado um trecho do livro Números e Aromas do Amor, de Aparecida Liberato e Beto JunqueiraE havia ficado de compartilhar sobre os números relacionados aos óleos essenciais, que consta no livro. Importante: são apenas sugestivos.
Bacana a forma com que citaram algumas origens dos óleos, que embora algumas sejam possivelmente outras as reais origens, não reduziu o valor poético.


Para calcular seu nr. pessoal, some a data de nascimento completa (dia, mês e ano com os 4 dígitos), reduzindo a soma a 1 dígito. Se a soma der 11, considere este, ao invés de 2, por trata-se de um número mestre.
  • Nr 1 - controlar impaciência e ansiedade

Alfazema (Lavandim) – Os ventos que sopram sobre as terras férteis da Bulgária são privilegiados: ao passar sobre esta região dos Balcãs eles se acalmam. O aroma exalado pela Lavanda manda uma mensagem de Deus àqueles corações agitados que tanto amor tem dentro de si, mas o desperdiçam em forma de tensão. Conscientes disso, as jovens camponesas búlguras sabem que têm uma grande missão : com suas mãos suaves e macias, elas colhem a flor que possui o óleo essencial da alfazema, cujo aroma poderá ajudar no equilíbrio de tanto relacionamentos ameaçados por amantes impacientes.

Olíbano – Séculos de guerra no sul da península arábica culminaram com a união de dois países rivais : os dois Iêmens se fundiram num só. Deste reino mágico, não foi o café, a moka, que levou ao mundo uma mensagem de paz, relaxando e serenando os ânimos mais exaltados...
Foi o olíbano, para muitos chamado de incenso, que fez com que muitos amantes esquecessem suas diferenças e fizessem seus olhos enxergarem apenas o amor que existe dentro de seus corações. Ahmed, em sua longa trilha para a cidade, carrega mais do que folhas de olíbano: orgulhoso de sua missão, ele sabe que está levando uma planta que une amores, realiza sonhos e faz com que pessoas do mundo inteiro encontrem um ponto de equilíbrio nas suas relações.

  • Nr 2 – superar a timidez e deixar fluir os seus desejos
Jasmim – a brutalidade dos homens encontrou nas guerras seu êxtase, sua manifestação mais profunda. No entanto, há mais de 2000 anos Cleópatra enfrentou a inércia desse comportamento selvagem com uma arma mais envolvente: a sedução das fragrâncias. E foi o afrodisíaco Jasmim o seu mais destacado aliado: com o seu poder estimulante, o jasmim, cultivado no Egito, ela enfeitiçou os ares do Mediterrâneo. Com ele, Cleópatra mudou a história da humanidade, sem derramar uma gota de sangue. A flor do jasmim é hoje não só colhida na terra dos faraós, mas também na Índia, na França e no Marrocos. Seu aroma desperta desejos  e faz libertar uma grande paixão adormecida ou escondida no canto de um coração.


Cânfora – Uma folha pequena e uma flor branca: presente em todas as partes de uma árvore que chega a atingir mais de 20 metros de altura, a cânfora leva dezenas de anos para se formar. Essa jóia que vem do Oriente foi originalmente cultivada na China e tem propriedades estimulantes, gerando mais extroversão e dando aquele empurrão nos corações mais contidos, que tem hibernado dentro de si uma grande paixão. Seu aroma é envolvente e penetrante, e sua ação inicialmente refrescante age sobre o sistema nervoso, controlando a respiração e gerando, assim, mais equilíbrio.

  • Nr 3 - sentido objetivo para a vida, clarear a mente, estimular a concentração.
Alecrim – das encostas da Tunísia, no norte da África, às terras regadas pela paixão do povo espanhol, passando pelos tempos medievais, o alecrim fez história. Carlos Magno ordenou, no século VI, que ele fosse plantado em todos os jardins do Império Franco. Já nos tempos remotos, os médicos árabes diziam que esta erva gerava mais clareza nas idéias. Dizia-se também que o alecrim expulsava os maus espíritos. Revigorante, os ramos do alecrim são um agente de Deus, um fiel soldado que luta contra a desatenção e a falta de compromisso numa relação: faz as pessoas estarem mais “ligadas”, conseguindo enxergar um sorriso em meio à multidão, permitindo que encontrem o caminho para uma relação mais séria.

Limão – Quantos amores não se perdem, quantas uniões felizes deixam de se concluir pela falta de percepção de corações confusos ? Giovani acorda, no período da colheita, todos os dias às cinco horas da manhã. Nas suas mãos, dois utensílios rudimentares: uma faca e um balde. Ao extrair a casca do limoeiro, nas terras mais quentes do sul da Itália, ele faz mais do que uma simples atividade da sua labuta de camponês: ele capta um encanto da natureza... O limão irá gerar um aroma que despertará amantes desatentos e propiciará belas histórias de amor.

  • Nr 4 - controlar rigidez, adotar atitude mais flexível
Patchouli – a índia é uma terra abençoada por milhares de seitas, crenças... Mais do que disputas, o sol que brilha nessa parte do mundo é abençoado por muitos deuses. Seu solo, palco de tantas lutas e disputas políticas, raciais e religiosas, não perdeu o encanto. A Índia exala mais do que mistério e sedução. Das folhas do patchoul, colhidas nessas terras sagradas, produz-se uma fragrância doce, delicada e que envolve as mentes mais rígidas e inflexíveis, dando a elas mais tranqüilidade e confiança, para que se soltem diante de uma grande paixão. O patchouli é o agente da sensibilidade, um mensageiro de Deus...

Hortelã-Pimenta – Dentro de você, aprisionada, pode estar uma capacidade de amar que não consegue se manifestar. É preciso enfrentar esse bloqueio com a força de uma planta colhida nas terras banhadas pelo Mediterrâneo. A hortelã-pimenta é um dos óleos essenciais mais importantes, tendo sido agente e testemunha de grandes momentos da história. Utilizada pelos egípcios e pelos gregos, foram os romanos que deram maior importância às suas folhas e seu aroma: a hortelã estava nas coroas dos vencedores. Age sobre as mentes mais estressadas, liberando a vontade e a disposição.


  • Nr 5 – controlar instabilidade e impulsividade


Rosa – quantas relações amorosas não foram desfeitas ou nem sequer se concretizaram por causa de comportamentos instáveis, de pessoas que se irritam com facilidade. Marco Antonio tinha dificuldade em se envolver com Cleópatra: foi a a força criativa para o amor, gerada pela fragrância das pétalas da rosa, que deram o tiro de misericórdia no seu coração. Esta flor, que simbolizava o amor em toda a sua plenitude, tem origem na antiga Pérsia. Hoje ela é cultivada no norte da África e na França. Afrodisíaca, a rosa ajuda a controlar a sua inquietação e pode fazer aflorar um mundo de sensações deliciosas que o aproximará de seu amor.

Gerânio – Muitas vezes o seu desejo de amar uma pessoa é tão grande que você acaba atropelando os acontecimentos. O amor é uma dádiva divina, mas o prazer em uma relação afetiva deve ser gozado em sua plenitude. E tudo começa na conquista. Você não pode se precipitar, pois pode pôr tudo a perder. Na calma de seus movimentos a jovem camponesa russa respira a calma e a paz dos campos na Rússia. Na imensidão das terras desse país-continente, a natureza não teve dificuldade em encontrar um espaço para desenvolver uma planta, um agente de Deus que combate a ansiedade e faz uma relação fluir sem pressa, sem tempo para terminar: as folhas e flores do Gerânio.


  • Nr 6 -  controlar tendência ao ressentimento.


Ilangue-ilangue – Muitas vezes, o mais simples desejo não correspondido numa relação faz com que casais discutam e até rompam relacionamentos. A raiva e a frustração tomam de assalto as suas emoções, impedindo-os de pensar com calma, e poder então entender o outro. Na diversidade de seu território, a Indonésia, um país com milhares de ilhas, se rendeu às necessidades da natureza e reservou um solo fértil para o cultivo da “flor das flores”: o ilangue-ilangue. Nas ilhas de Java e Sumatra, são colhidas as flores amarelas, de onde se extrai esse óleo essencial capaz de gerar uma grande sensação de paz interior, abrindo caminho para a conciliação.

Baunilha – O ressentimento é um dos maiores adversários do amor. Ele vai tomando conta da nossa mente e assume logo o controle do coração. Relações terminam pela mágoa, que se aloja dentro de nós, afastando-nos daqueles que amamos. Mas a natureza, mais uma vez, não nos deixou na mão: numa longínqua ilha no oceano Índico, ela encontrou um clima e um solo propícios para manifestar a sua missão de equilibrar os sentimentos dos homens. Antonie não é um agricultor rico: mas este ser amável habitante da ilha de Madagascar se orgulha da sua missão: as cápsulas que ele colhe, ainda verdes, da baunilha, uma planta trepadeira, vão disseminar pelo mundo uma mensagem de união, acalmando e levando as casais a capacidade de saber perdoar.


  • Nr 7- superar introspecção excessiva


Cedro – Há pessoas que se aprofundam em demasia nos seus pensamentos, e, confusas, nem sequer conseguem se sintonizar com aqueles que a amam e estão próximos. A natureza, pródiga , nos presenteou com um óleo essencial que dá as pessoas com a vibração do número 7 mais relaxamento e capacidade de reflexão, para que assim consigam ouvir e enxergar quem as ama. Das folhas do cedro, uma pequena árvore conífera, extrai-se um dos mais antigos óleos essenciais. Símbolo do Líbano, o cedro é hoje encontrado nos Estados Unidos e é largamente utilizado devido às suas propriedades sedativas, auxiliando no combate à ansiedade e à tensão nervosa.

Bergamota – Uma pessoa 7 muitas vezes está ao lado de quem ela ama... mas só fisicamente. Sua mente pode estar a milhares de quilômetros de distância, num mundo de pensamentos. Introspectivas, acabam se afastando de quem deveriam estar mais próximas, no coração e na mente. A bergamota é uma fruta cítrica produzida no sul da Itália e no norte da África. Mas não é no seu suco que está o seu maior segredo: na casca, a natureza guardou um óleo essencial capaz de trazer o equilíbrio e o entusiasmo àquelas pessoas 7, que, como você, muitas vezes perdem o contato com o presente, mergulhando em pensamentos infindáveis.


  • Nr 8 -  controlar postura autoritária


Petitgrain – Amores são destruídos pela falta de compreensão, pela incapacidade de entender o que o parceiro no fundo deseja. Você, 8, é muitas vezes autoritário e tem uma dificuldade séria em aceitar o ponto de vista dos outros, principalmente do seu companheiro. Mas a natureza sempre aparece para nos ajudar a equilibrar nossa vida, nossas emoções. Josephine tem no seu coração mais do que o glamour dos franceses. Tem uma grande responsabilidade: nas suas terras, crescem as laranjeiras de cujas folhas se extrai um óleo essencial que serena os ânimos e dá sensibilidade e compreensão para que uma pessoa possa superar suas atitudes ditatoriais: o petitgrain

Eucalipto – A obsessão pelo trabalho e o estresse gerado pelos compromissos do mundo profissional podem apagar a chama de uma relação outrora ardente. Você, 8, que chega a ser um workaholic, quando menos esperar descobrirá que seu envolvimento com o mundo material e sua ambição desgastaram o relacionamento. É preciso controlar o estresse e aliviar toda essa carga emocional. Os aborígines, na Austrália, já utilizavam largamente o poder curativo das folhas do eucalipto, cujas árvores chegam a atingir 140 metros de altura. Dali, os ingleses difundiram o uso deste óleo essencial para o mundo: refrescante, o eucalipto dá um novo ânimo para a sua vida afetiva.


  • Nr 9- controlar a tendência de se afastar da realidade e de um grande amor.


Hortelã-pimenta – Muitas pessoas vivem no mundo das nuvens. No seu caso, 9, poderíamos dizer que você vive acima das nuvens... Este comportamento pode dificultar o seu relacionamento. Mas a natureza mais uma vez vem em socorro para equilibrar suas emoções, com a força de uma planta colhida nas terras banhadas pelo Mediterrâneo. A hortelã-pimenta é um dos óleos essenciais mais importantes, tendo sido agente e testemunha de grandes momentos da história. Utilizada pelos egípcios e pelos gregos, foram os romanos que deram maior  importância às suas folhas e seu aroma: a hortelã estava nas coroas dos vencedores. Ela age no seu sistema nervoso e o coloca em sintonia com a realidade.

Benjoim – a  busca obcecada para atingir objetivos grandiosos pode trazer muitas frustrações para a pessoa que tem a vibração do Número 9: triste, ela se isola e se revolta diante do seu fracasso, ficando cabisbaixa. E acaba entrando em atrito ou se afastando do parceiro, como se ela fosse um dos culpados por estas suas viagens. Mas a natureza, incansável, aparece mais uma vez para equilibrar as suas emoções. Uma goma extraída do tronco de uma árvore originária da Tailândia gera um óleo essencial, que combate esse desânimo e traz uma sensação de alegria e paz: o benjoim


  • Nr 11- controlar sua excessiva energia nervosa


Pau-rosa – a agitação do dia-a-dia faz com que a pessoa 11 dissipe muita energia e diminua sua capacidade em tomar iniciativa e em se expressar numa relação amorosa. Na exuberância da Amazônia, a natureza conseguiu aproveitar seu clima e sua topografia para produzir uma árvore cuja casca possui um dos óleos essenciais mais ativos que existem: o pau-rosa. Ele elimina o estado de confusão mental e libera a energia criativa, dando mais equilíbrio ao agitado 11 e permitindo uma vida afetiva e mais harmoniosa.

Bergamota – A pessoa que tem a vibração do Número 11, alterna altos e baixos no seu humor. Dotada de uma forte energia nervosa, acaba sucumbindo a essas oscilações. A natureza guardou um óleo essencial capaz de proporcionar equilibro e entusiasmo àquelas pessoas como você, 11: é o óleo da bergamota, extraído da casca desta fruta cítrica, plantada no sul da Itália e no norte da África.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...