08 março, 2012

Extração de óleos essenciais via CO2 - Informativo LZ

Este é o método mais avançado existente no mundo que envolve a última tecnologia na extração de óleos essenciais naturais. Os óleos são extraídos via CO2 hipercrítico, ou seja, o mesmo CO2 que eliminamos da nossa respiração é separado do ar e levado a entrar num estado denominado de hipercrítico, que fica entre o liquido e o gasoso. Isto é obtido também porque se utiliza um aparelho com uma pressão de 30 atmosferas terrestres, que implode as células vegetais liberando ao máximo todos os princípios ativos existentes nelas.
A Laszlo com exclusividade no Brasil, possui uma linha de óleos obtidos via CO2 para uso culinário, aromaterapia, etc. (saiba mais : www.aromarte.com.br/lz.htm)
Diferença entre óleos obtidos via CO2 e destilação
             A principal diferença entre um óleo destilado e um óleo obtido via CO2 já é perceptível no cheiro, que é idêntico àquele presente na planta. Por ser obtido a frio e arrastar componentes de difícil evaporação, muitos compostos presentes em óleos via CO2 jamais serão encontrados naqueles que forem destilados. Isso os torna muito especiais, pois possuem potenciais vastíssimos de aplicação no máximo potencial que a planta tem a oferecer.
             A extração via CO2 ainda nos permite obter o produto final de duas maneiras:
 CO2-SE – Produto SELECIONADO, ou seja, pelo uso de ar comprimido consegue-se selecionar só o que se interessa na planta podendo se isolar por exemplo só os compostos voláteis como óleos essenciais, ou separar só a fração gordurosa, sólida, etc.
 CO2-TO – Produto TOTAL, ou seja, envolve a extração total da planta com todos os componentes presentes no material utilizado. Contém princípios ativos fitoterápicos em alta concentração associados aos óleos essenciais quando o produto é obtido de plantas aromáticas.         
       

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...