29 julho, 2011

Muita coisa boa vem de baixo


"Nas culturas ocidentais, as pessoas acreditam que tudo de bom vem de cima (yang). Quando precisam de inspiração ou de ajuda, dirigem seu olhar para cima ou pedem conselho ao pai (yang) onisciente que está no céu (yang). Crescem convencidas de que a vida é uma luta contínua entre espírito (yang) e matéria (yin) e de que as pessoas honestas lutam ao lado do espírito (yang) contra a matéria ou o materialismo (yin). 


As pessoas más são condenadas a ir para baixo(yin) depois da morte, ao inferno, enquanto os bons vão para cima, para o céu (yang). A terra (yin) é um vale de lágrimas, no qual o homem de fé é preparado para uma vida melhor no céu (yang).


No entanto nos últimos decênios, ficou claro para muitas pessoas que algo não se encaixa nessa noção de mundo. Lentamente está se propagando a sensação de que a orientação unilateral para cima torna a nossa vida superficial, incômoda e alheia à realidade. Ela nos faz perder o contato com o fundamento da vida que jaz embaixo, sob a superfície. Nosso espírito (yang) perde o contato com o corpo (yin), com a natureza e com a mãe-terra (yin), e corta suas próprias raízes"


Christopher Markert



Leia mais sobre Yin Yang

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...