11 julho, 2011

Lilja 4-ever

Na quarta passada, na Mostra Internacional de Cinema da TV Cultura, passou Lilja 4-ever.
O filme russo é bem sombrio, triste. O triste constatado, o triste perturbador, o triste daquilo ou de quem não foi significado. Paralelamente vi as notícias de mais uma criança nascida e abandonada nas ruas para a sorte do destino. E como julgar tais mães ? Dizer que é horrível, cruel ? Não estamos na pele da mãe "cruel", para sentenciar, mas constatar que foram incapazes por seus motivos, de Significar (talvez aí nossa mais profunda e perturbadora incompreensão...).


Lilja é ficção, mas poderia ter sido uma destas crianças, era uma indesejada, e se não foi abandonada no nascimento, o foi em vida, como tantos são... 
O filme na chamada dizia tratar-se do tráfico de meninas, da prostituição - é também sobre isso, mais como uma consequência da realidade, e também da mais barra pesada do filme. 


O final me surpreendeu. Na cena entre vida e morte de Lilja, passa um flashback de todas as atitudes diferentes que Lilja poderia ter tido. Mostra que as oportunidades existiram. Que a não ilusão, a docilidade, que atitudes diferentes da condicionada poderiam ter aberto outros caminhos. O flashback divergente é lição, e quase uma remissão. 
Remissão acompanhada pelo seu anjo de guarda, seu amigo Volodja. 
Lilja rezava, e carregava cuidadosamente consigo em suas mudanças a imagem do anjo de guarda que zela pela criança, que é personificado em Volodja.
Volodja não é só mais um abandonado, na concepção do filme ele é para a vida de Lilja o resultado da sua fé (a que/a quem damos importância), ao que damos Significado.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...