30 abril, 2010

Alquimia Emocional

O texto que postei da Mirna Grzich (29/04/10)- aliás bem legal - disserta sobre muitas coisas, primeiro focando as sensações corporais. E aí de cara podemos alinhavar com o que a Mirna coloca mais ao fim, que é a oportunidade da alquimia - ou seja, se estiver desconfortável, saiba que você pode olhar para dentro e virar o jogo, só que para isso precisamos de uma ferramenta importante : o auto-conhecimento. Saber quem somos e todas as nossas interações corporais, do quanto o ambiente nos afeta ou somos afetados por ele. E é aí que entra entra a meditação.

Meditação, como oportunidade de baixar as ondas cerebrais, ir ao encontro de si afinando os sentidos, desenvolver harmonia baixando as resistências do cérebro emocional, e entrar na zona de receptividade de tudo o que é bom, em comunhão. E aí meditar, pode ser não ficar só lá na postura ou deitado, mas pode ser integrativo a sua vida, fazendo o que te dá imenso prazer, como cozinhar, pintar, tecer, cantar, dançar, escrever, trabalhar, prestar assistência.... , perceba que é tudo aquilo o que a gente faz enquanto dá permissão para a vida fluir através de nós. E assim aos poucos você pode trazer esse bem estar adquirido para outros atos (permissões!) da sua vida.

Para cada um há sempre uma facilidade pessoal do que sejam seus alimentos internos vitais, e um mapa astral ou numerológico (procure um bom profissional que trabalhe com orientação) ou mesmo a ajuda de um bom psicoterapeuta, pode ajudar nessa hora para compreensão e organização pessoal, pois ajuda a descobrir nossa natureza e a vivê-la e a aceitá-la como ela é.

E também há tudo o que estiver em contato com o que é belo e natural e expressa a exuberância da vida, alimentam a essência de qualquer ser humano : sons de passarinho (soltos!!!), cachoeira, mar, sol, céu azul, lua cheia, cheiro de terra, de flor, de erva, alimentos naturais, integrais, frutas, flores, afago do nosso cachorro ou gato, limpeza, ordem, amor.

O texto também explica bem sobre o cérebro cognitivo e límbico - e aí vale citar que os óleos essenciais se comunicam olfativamente e diretamente com o cérebro límbico - por isso sua capacidade de "despertar" ,"acalmar" e principalmente de equilibrar emoções. E aí está mais um elemento da natureza à favor do nosso re-equilíbrio, da nossa alquimia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...