08 março, 2010

O Dom da História

Em dezembro de 2008, entre outros livros, comprei pela Internet o livro "O Dom da História" - Uma fábula sobre o que é suficiente - de Clarissa Pinkola Estés. Quando o livro chegou, fiquei brava pq achei que havia pago caro por um livro tão pequeno e de letras tão grandes.
No dia seguinte uma amiga veio em casa, e mostrei o livro para ela, ela gargalhou, dizendo que o livro era realmente sobre o que é Suficiente !
.
Entre as histórias do livro, li um conto que se passava no Natal, de dois jovens que se amavam muito, mas quase nada materialmente tinham, e no Natal eles resolveram presentear - porém um não sabia da intenção do outro. Ela, tinha longos cabelos que arrastavam no chão, ele um antigo relógio de bolso que se orgulhava quando perguntavam-lhe as horas. E secretamente, ela foi vender seu cabelo para comprar para o amado uma corrente nova para o relógio. E ele, foi vender o relógio para dar à amada um pente. Chegado o Natal, eles surpreenderam-se, choraram e riram ao concluir que o que eles tinham no coração já era na verdade o Suficiente.
.
Então, no dia seguinte era ante-véspera de Natal e sai com umas amigas num bar. E conversa vai e vem, uma delas perguntou que horas eram, todas correram para o celular para informar à ela, mas ela estava perguntando pq queria mostrar o relógio de bolso que havia ganho e estava toda orgulhosa. Fiquei perplexa, claro, eu tinha ali a missão de narrar a história do conto de Natal lido na noite anterior.
.
Curioso, é que a alma do "pequeno" livro, assim como a intenção da vida de Clarissa P. Estés é exatamente que as histórias/fábulas possam ser narradas e repetidas por serem instrumento de sabedoria, alimentação vital para a psique. E estou aqui contando a minha !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...